Trabalho apresentado no Congresso da UFBA 70 anos, Julho 2016
Oferecer condições ótimas de acessibilidade a estudantes, professores e técnicos é um grande desafio para as grandes universidades. Este objetivo fica ainda mais complexo quando a instituição é pública, antiga e possui edificações e campi afastados, distribuídos pela malha urbana da cidade. Atualmente, as maiores universidades públicas brasileiras já estão se dedicando a tornar seus espaços mais inclusivos, instituindo planos de acessibilidade e criando setores de apoio a pessoas com deficiência. Contudo são poucas as que possuem uma estrutura integrada, com atuação multidisciplinar e intersetorial, abrangendo desde questões atitudinais às adequações do espaço físico. Neste ponto, universidades internacionais têm bastante a contribuir, pois além de um sistema de suporte de toda a vida acadêmica e funcional de estudantes e funcionários, muitas delas oferecem sistemas de gerenciamento da mobilidade acessível para sanar questões espaciais difíceis de serem resolvidas, como os deslocamentos intracampus e intercampi. Neste trabalho, será apresentado um breve estado da prática internacional de universidades que oferecem serviços de apoio a acessibilidade no espaço físico e uma proposta para a implantação de um Núcleo de Gerenciamento da Mobilidade Acessível para a Universidade Federal da Bahia, com possibilidade de replicação em outras universidades.
Este núcleo, ou escritório, deverá oferecer serviços de apoio ao deslocamento para estudantes e servidores com mobilidade reduzida cadastrados, incluindo: soluções para auxilio em trajetos curtos (internos em edificações ou entre duas edificações próximas); soluções de integração intracampus (entre edificações em um mesmo campus, porém distantes); de integração intercampi (entre dois campi ou duas unidades que exigem circulação pela via urbana municipal); de integração residênciauniversidade. Ainda em fase de concepção, neste omento
o trabalho se aprofunda ao desenvolvimento da proposta para os deslocamentos intracampus.
Para isto, a equipe KRT UFBA, composta por estudantes de engenharia e desenho industrial com experiência na construção de carros de corrida, propõe a construção do CartAcessibilidade – um veículo elétrico com capacidade de levar até duas pessoas em cadeiras de rodas e mais dois passageiros sentados para realizar itinerários internos ao campus universitário. Para o cenário brasileiro, esta é uma solução inovadora, em especial por ter a possibilidade de ser concebida e desenvolvida dentro da própria Universidade Federal da Bahia. A concepção do CartAcessibilidade integrado à proposta do Núcleo de Gerenciamento da Mobilidade Acessível tem grande potencial para melhorar a acessibilidade no espaço físico da UFBA, com baixos custos de implantação e de manutenção.
DANIEL DE SOUSA ALVES LOURA, DENISE VAZ DE CARVALHO SANTOS, FADYLLA MAFRA MARON, JACKELINE ROCHA BRITO, RODRIGO SOARES, RODRIGO ROCHA GOMES E SOUZA, YURI DE MATOS ALVES DE OLIVEIRA
Agradecimentos às integrantes do Projeto Campus Acessível, Érika Barbosa e Claudiane Santana, pelo referencial e apoio.
Agradecimentos às integrantes do Projeto Campus Acessível, Érika Barbosa e Claudiane Santana, pelo referencial e apoio.