8 de agosto de 2015

UFPE tem prazo apertado para realizar adequações em acessibilidade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi condenada pela Justiça, em julho de 2015, após ação do Ministério Público Federal a adequar todos os seus prédios que ainda não estejam de acordo com as normas de acessibilidade, assim como calçadas e rampas de acesso, observando a Lei 10.098/2000 e o Decreto 5.296/2004, garantindo assim a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A decisão estabeleceu o prazo de 18 meses para conclusão das obras de adaptação na UFPE, que deve iniciar às obras, no prazo de seis meses. Ainda em 2000, a UFPE recebeu recomendações do MPF para adaptar seus prédios de acordo com às normas de acessibilidade vigentes.

Nota-se imenso descaso com relações a todos os estudantes que acessam e que poderiam acessar as instalações da Universidade, se a mesma estivesse adequada para isso. Tal ação judicial representa uma vitória principalmente à estudante Bruna Bunim, 18 anos.

Bruna é estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, no campus de Recife. Diariamente, a estudante enfrenta dificuldades de acesso ao Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, desde rampas desniveladas a elevadores em mau funcionamento.

Assista abaixo o seu depoimento: